7 de mai. de 2010

Campeonato Brasileiro 2010

"Finalmente está pra começar um dos campeonatos mais difíceis e mais equilibrados do mundo. Um dos poucos onde vários times disputam ponto a ponto a taça, independentemente de serem da região mais rica do país ou não. Para as mamães apaixonadas por futebol, é um presente e tanto o pontapé inicial do campeonato justo em seu dia..."
Pretendo ao final de cada dia de jogo comentar sobre o desempenho de alguns times de expressão que tiverem jogado.
Sem mais rodeios, vamos ao que me interessa, me intriga e me convém fazer: palpitar sobre quem pode ficar com a vaga na Libertadores de 2011 ao final das 38 rodadas do campeonato, analisando o desempenho de cada time até agora.

Santos:
É o time que vem encantando o Brasil inteiro, sem dúvida alguma. Goleou, trouxe de volta o futebol-arte moleque e soube disputar Copa do Brasil e Paulista ao mesmo tempo. Caso mantenha o rendimento jogando contra mais times fortes, arrisco até a dizer que brigarão diretamente pelo título.
Grêmio: Não é qualquer time que fica mais de cinquenta partidas invicto em casa. Embalado, sabendo aproveitar o fator casa e roubando alguns pontos fora de Porto Alegre, tem muitas chances de estar no G4 ao final das 38 rodadas.
Atlético GO: Aposto que você ou riu, ou pensou "esse cara tá falando merda!" ou as duas coisas. Não me lembro de outro time que tenha chegado tão longe na Copa do Brasil eliminando times tradicionais e ao mesmo tempo tenha sido campeão estadual. São fatores que embalam e motivam um grupo a buscar vôos cada vez mais altos.
Cruzeiro: Não é o quarto melhor time do mundo segundo a IFFHS à toa. Vem jogando fácil, vencendo e convencendo a cada jogo. É outro que traz consigo o fator casa e, com o avanço recente às quartas-de-final da Libertadores, vem com uma certa empolgação.

Vale lembrar que a pausa para a Copa do Mundo altera muita coisa em todos os clubes. A concentração nesse período, preparação física para a maratona de jogos entre julho e dezembro e o comprometimento de cada jogador podem alterar drasticamente o desempenho do time para o resto do campeonato, seja pra melhor, seja pra pior. A janela de transferências para o exterior pode ser um buraco negro que suga jogadores dos times mais visados, interferindo sim no time.

É... e vamos que vamos!

No response to “Campeonato Brasileiro 2010”

Leave a Reply